LTE 250 MHz

A Solução de Conectividade Agrícola Banda Larga de Grande Cobertura é de desenvolvimento próprio da Trópico, baseada na tecnologia Long Term Evolution (LTE – 4G) em frequências licenciadas abaixo de 250 MHz, o que lhe confere raios de cobertura de até 50 km.
A tecnologia LTE é padronizada pelo 3GPP, entidade que define o padrão das redes móveis em nível global. Trata-se de uma tecnologia celular ponto-multiponto e emprega as técnicas mais avançadas de modulação e multiplexação, que propiciam ao sistema as seguintes vantagens:
Alta eficiência espectral, com taxas de até 30 Mbps de downlink e até 11 Mbps de uplink.
Baixa latência, que dá suporte a aplicações de controle em tempo real e confere eficiência aos protocolos de transferência de dados.
Mobilidade: comutação do terminal para outra estação rádio base sem perda de dados.
Gestão da qualidade de serviço, numa base por terminal e, simultaneamente, numa base por serviço, o que garante que a banda seja compartilhada de forma justa e otimizada entre os diversos terminais e aplicações, incluindo QoS para latência.
A solução consiste de Rádio Bases em torres na área produtiva e Terminais Inteligentes Veiculares (TIV) instalados nas máquinas agrícolas, tratores e caminhões, possibilitando o rastreio por GPS, a coleta de dados georeferenciados em tempo real, a atuação nas máquinas, a transmissão de dados de computadores de bordo, pilotos automáticos e RTK, assim como monitoração por câmeras e comunicação por voz.