Vectura Signaling Server

O Vectura Signaling Server (VSI) é um equipamento roteador para diversos protocolos de sinalização utilizados em redes de telefonia fixas e móveis, tais como SS7, SIP, MAP, INAP, CAMEL, com abordagem inovadora.

Sua concepção permite que, além do roteamento de mensagens propriamente dito, sejam oferecidos serviços sobre as redes de telecomunicação, por meio da atuação nas mensagens de sinalização entre os elementos da rede. O Vectura Signaling Server é capaz de alterar uma mensagem de sinalização de uma chamada, interferindo na maneira com que ela é tratada pelos nós de rede. Tal ação é denominada roteamento intrusivo e é feito por meio de um acesso a uma base de dados chamada a chamada, de onde se obtém dados sobre que tipo de atuação deve ser feita nas mensagens de sinalização. O equipamento verifica se há ações a serem executadas tomando como base o número de A, o número de B, outros parâmetros da sinalização ou uma combinação deles.

É possível ter diversas lógicas de atuação, cada uma associada a uma aplicação. Cada aplicação pode ser usada para o fornecimento de serviços aos usuários ou à rede. O Vectura Signaling Server tem uma concepção inovadora, onde as aplicações são independentes do protocolo de sinalização. Desta forma, um mesmo serviço pode ser oferecido independente da rede onde está o usuário, dando à operadora a vantagem de oferecê-lo de maneira centralizada, com aprovisionamento único, para todas as redes.

A atuação intrusiva sobre os protocolos permite a introdução de novos serviços sem a necessidade de troca de software dos elementos de comutação ou das plataformas de serviços existentes. Essa abordagem traz grande economia operacional e de investimentos à operadora, uma vez que os serviços são aprovisionados de maneira centralizada e prestados de maneira uniforme, independentemente das variantes de cada fornecedor de equipamentos de comutação e das contratações de software individuais.

Exemplos de serviços prestados usando o Vectura Signaling Server:

  • Serviços suplementares de telefonia
  • Serviços de prevenção e atuação sobre fraudes
  • Portabilidade de números e de redes
  • Roteamento e controle de chamadas
  • Geração de CDRs para faturamento e monitoração da rede

Além da oferta de serviços baseados em aplicações internas, o Vectura Signaling Server é capaz de executar a mediação entre protocolos de rede e plataformas de serviço externas. Essa mediação, conhecida como orquestração de serviços ou “service brokering”, permite que serviços disponíveis em uma rede sejam compartilhados por outras, ou que possa ser aplicado mais de um serviço sobre uma mesma chamada, de maneira transparente para a rede onde está o usuário.

Essa combinação de aplicações internas e mediação com aplicações externas faz do Vectura Signaling Server um elemento fundamental para a evolução das redes de telecomunicação, pois permanece como um elemento de orquestração e interoperabilidade na evolução para a arquitetura IMS, assumindo a função de SCIM (Service Capability Interaction Manager), SIP Gateway e Signaling Gateway.