A Trópico se desenvolveu em torno da ideia de que é possível fazer negócios de forma ética, preservando o respeito mútuo, o meio ambiente, a transparência e a excelência em todas as suas ações e nas relações com os diversos públicos interessados e associados à sua vida e aos seus negócios, e assim participar do desenvolvimento de tecnologia e soluções que contribuirão para o desenvolvimento do País gerando resultados consistentes, sem deixar de lado a realização profissional de seus Colaboradores . Este documento procura traduzir as posturas consagradas na Trópico ao longo de sua existência. Este Código de Conduta nos ajudará a viver segundo esses valores. Ele funciona como uma bússola, auxiliando-nos a navegar entre as escolhas possíveis em cada situação para que você tome as decisões corretas. No entanto, este documento não pretende fornecer todas as respostas para diversas situações que poderão surgir. Por isso, todos nós precisamos refletir e sempre nos questionar sobre a adequação de nossas próprias condutas, e as dos colegas, aos valores e comportamento ético da Trópico.

1 - A relação com seus clientes

O relacionamento com os clientes é pautado pela ética e pela transparência, orientado para a agregação continuada de valor e o estabelecimento de parcerias duradouras. A Trópico quer ser reconhecida como parceira de seus clientes, utilizando como base para a construção desse posicionamento seus produtos, serviços e suas competências técnica, consultiva e de gestão.

Para tanto, a Trópico:

  • Incentiva a prática da negociação transparente, justa e de boa-fé, sem buscar vantagens indevidas, seja por meio da manipulação ou do uso de informação privilegiada ou confidencial.
  • Reconhece como um ambiente de negócios sadio aquele guiado pelo comprometimento ético em seus relacionamentos, repudiando a obtenção de vantagens por meio de favorecimentos ou decorrentes de qualquer forma de incentivos ou benefícios indevidos.
  • Busca as melhores práticas para garantir uma comunicação objetiva e clara com seus clientes.
  • Tem compromisso com a qualidade e a satisfação plena de seus clientes e utiliza metodologias específicas para o monitoramento e acompanhamento objetivo desses indicadores.
  • Está comprometida com a preservação das informações confidenciais que seus clientes necessitem compartilhar com ela no exercício de suas atividades comerciais e operacionais.
  • Só admite o oferecimento de brindes a clientes como cortesia normal na condução de negócios, desde que dentro de limites razoáveis e que não impliquem constrangimento ou expectativa de retribuição.

2 - A relação com seus parceiros e fornecedores

O relacionamento com parceiros e fornecedores é considerado um elemento central no posicionamento estratégico da Trópico e de sua ação enquanto empresa de engenharia e integração de sistemas. É nesse sentido que se buscam relacionamentos de colaboração com uma perspectiva de longo prazo, estabelecidos com bases éticas, pautados pela confiança e pela definição de condições justas de negociação

Para tanto, a Trópico:

  • Entende que o relacionamento com parceiros e fornecedores deve ser conduzido de forma ética e orientar-se pela busca da qualidade, da confiabilidade técnica e do valor agregado para o cliente final.
  • Entende que a escolha de parceiros e fornecedores deve ser realizada sob a óptica de critérios objetivos e técnicos, conduzidos por procedimentos formalmente definidos, e tendo como objetivo assegurar a melhor relação custo-benefício para a Organização e seus clientes.
  • Defende a integridade na condução da negociação com parceiros e fornecedores e está comprometida com o respeito às questões legais, tributárias, de meio ambiente e de segurança do trabalho envolvidas nessas negociações, de forma coerente com a conduta ética que adota na gestão de seus negócios.
  • Estabelece um modelo de comunicação com parceiros e fornecedores que busca a clareza, a imparcialidade e o respeito, repudiando atitudes que levem a situações de constrangimento e de coerção.
  • Está comprometida com a preservação das informações confidenciais que seus parceiros e fornecedores necessitem compartilhar com ela no exercício de suas atividades comerciais e operacionais.
  • Procura evitar situações que possam implicar conflito de interesses. Assim, funcionários que tenham parentes próximos ou outro tipo de relacionamento com contrapartes em cargos de decisão em empresas parceiras ou de fornecedores devem declarar seu impedimento, caso sejam designados para funções em que possam exercer alguma influência nas negociações com esse fornecedor.
  • Não aceita que funcionários responsáveis por decisões associadas à contratação de bens e serviços tenham, direta ou indiretamente, interesses comerciais em empresas fornecedoras ou parceiras da Organização.
  • Não permite que sejam aceitas vantagens não relacionadas com o fornecimento e que possam influenciar a decisão sobre a contratação de um fornecedor. Nesse sentido, só é admitido o recebimento de brindes promocionais (ofertados por fornecedores ou parceiros) que não tenham valor comercial ou que tenham valor até o limite estabelecido em política interna da Organização.

3 - A relação com seus profissionais

O relacionamento com seus profissionais é um elemento central para que a visão da Trópico, seus valores e sua razão de ser se materializem de forma objetiva. Os princípios que governam essa relação são a ética, o reconhecimento dos direitos trabalhistas e, sobretudo, os compromissos com a criação de elementos que propiciem às pessoas uma adequada qualidade de vida e as condições para o seu desenvolvimento profissional e humano.

Para tanto, a Trópico:

  • Entende que a integridade ética de seus profissionais é requisito essencial para o exercício de suas atividades na Organização e importante diferencial para a excelência dos negócios.
  • Acredita que promover condições de trabalho que propiciem o equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar de todos os seus profissionais é um dos fatores principais para a busca de seu sucesso, sua permanência e seu crescimento.
  • Está comprometida com a igualdade de oportunidades de trabalho para todos e com práticas trabalhistas não discriminatórias de qualquer natureza, como, por exemplo, as relacionadas com raça, gênero, opção sexual, religião ou nacionalidade.
  • No preenchimento de vagas, privilegia o aproveitamento de pessoal interno como uma forma de propiciar oportunidades de crescimento profissional.
  • Veta a admissão de menores, exceto aqueles que forem contratados para o programa do Adolescente Aprendiz ou outros similares. É, também, vedada a admissão de parentes de funcionários titulares de cargos de liderança.
  • Busca a promoção do desenvolvimento de seus profissionais e o reconhecimento das pessoas com base nos resultados alcançados, de modo que o trabalho na empresa seja reconhecido como elemento relevante na realização profissional e humana das pessoas.
  • Estimula o coleguismo e a parceria nas relações profissionais, o trabalho em equipe, a liderança responsável e a integração entre todos os profissionais que compõem o quadro da empresa.
  • Entende que incentivar uma postura de respeito e colaboração entre os profissionais é uma forma de assegurar um ambiente interno propício para o bom desenvolvimento dos negócios e a perenidade da empresa.
  • Vê tentativas de assédio moral e sexual como práticas inadmissíveis em um ambiente de trabalho respeitoso e digno, não sendo toleradas atitudes de intimidação ou ofensa aos profissionais da empresa, por meio de declarações, atos, textos ou imagens.
  • Adota procedimentos que permitem garantir a justiça na remuneração de seus profissionais. Para isso, busca o equilíbrio e o correto posicionamento de seus salários, tanto internamente quanto em relação ao mercado.
  • Está comprometida com a melhoria contínua das condições de trabalho de seus profissionais. Nesse contexto, são estabelecidas ações sistemáticas de controle, monitoramento e prevenção dos impactos ambientais e dos riscos para a saúde e para a segurança do trabalho.
  • Reconhece o direito da livre associação de seus profissionais, respeita sua participação em sindicatos e partidos políticos e não pratica nenhum tipo de discriminação negativa com relação a seus profissionais sindicalizados.
  • Adota uma política de participação nos lucros que procura sempre reconhecer e recompensar os profissionais por seu desempenho, participação e comprometimento com a cultura e os objetivos da Organização.

4 - A relação com a sociedade e o meio ambiente

Uma empresa é uma organização social que se justifica enquanto preserva sua capacidade de agregação de valor para a própria sociedade que a acolhe. A Trópico entende essa dimensão e busca contribuir, de forma ativa, para a sociedade e as comunidades em que se insere e com as quais se relaciona. A questão de sua relação com a sociedade e meio ambiente é entendida nesse contexto, ao ser considerada pela Trópico como elementos de estruturação no desenvolvimento de sua estratégia organizacional.

Para tanto, a Trópico:

  • Procura privilegiar em seu planejamento estratégico a execução de atividades que tragam benefícios para a sociedade em geral.
  • Procura sempre conviver de forma harmoniosa com as comunidades onde suas atividades são executadas, respeitando as pessoas, suas tradições, valores e o meio ambiente. Busca também desenvolver a conscientização ambiental e executar ações de preservação através de mecanismos sistemáticos.
  • Busca colaborar no desenvolvimento de projetos educacionais e sociais nas comunidades onde atua.
  • Desenvolve todas as suas atividades em obediência as boas práticas ambientais, ressaltando um posicionamento comprometido com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.
  • Entende que doações, patrocínios e outras formas de apoio ao desenvolvimento e à melhoria das condições de vida das comunidades devem estar alinhados com os valores, princípios e posicionamento da empresa.
  • Enquanto organização, a Trópico não se posiciona no âmbito político. Todo profissional que desejar participar de atividades com esse caráter deve fazê-lo de forma privada, fora do ambiente e do horário de trabalho, sem envolver o nome ou os recursos da empresa nesse processo. Nenhum profissional está autorizado a solicitar participação, apoio financeiro ou qualquer outro tipo de recurso a candidato ou partido político.
  • Incentiva atividades de responsabilidade social e voluntariado interno. Essas atividades são consideradas parte da responsabilidade da Organização com o país e devem ser estruturadas e organizadas de modo que seja obtido o máximo retorno social com relação aos recursos empregados e ao tempo dos profissionais envolvidos.

5 - A relação com seus acionistas

No relacionamento com seus Acionistas a Trópico prima pela transparência e zelo no trato das informações. Entende que é um ponto de vital importância para o desenvolvimento dos negócios e da tecnologia que coloca no mercado. A Trópico adota boas práticas de governança corporativa, rigor na gestão, na aplicação dos recursos e na avaliação e tratamento dos riscos inerentes aos seus negócios.

6 - A relação com a esfera pública

O relacionamento com órgãos definidores de políticas públicas e agentes reguladores, como ministérios, secretarias e agências reguladoras, entre outros, é entendido como importante para o desenvolvimento dos negócios da Trópico. Esse relacionamento se estrutura a partir de uma perspectiva institucional, ética e de neutralidade política.

Para tanto, a Trópico:

  • Não pratica nenhuma forma de pagamento ou qualquer outro benefício a servidores estaduais, municipais ou federais, da administração pública direta ou indireta, em troca de vantagens, sejam elas de natureza comercial, tributária, trabalhista ou de qualquer outra natureza.
  • Não contribui para campanhas eleitorais de qualquer natureza eletiva, mantendo dessa forma, sua independência e rigor profissional nas relações com a esfera pública.

7 - A relação com a concorrência

A conduta da Trópico em seu processo de concorrência com outras empresas está baseada unicamente na busca da solução comercial e técnica mais adequada às demandas apresentadas pelo cliente. A empresa procura ter um posicionamento ao mesmo tempo competitivo e leal em relação a seus concorrentes.

Para tanto, a Trópico:

  • Tem o relacionamento com a concorrência pautado pelo respeito, pela ética e pelas boas práticas comerciais.
  • Tem como compromisso conduzir seus negócios com a observância das leis e dos princípios de defesa da livre concorrência.

8 - A relação com o Compliance

Para tanto, a Trópico:

  • Adicionou a esse Código de Conduta, um conjunto de práticas formais em um documento denominado de Programa de Integridade Trópico, que busca adequar os diferentes instrumentos e práticas já existentes na Organização, em perfeita consonância aos requisitos estabelecidos na Lei Nº 12.846/2013 que dispõe sobre a Responsabilização Administrativa e Civil de Pessoas Jurídicas e em sua regulamentação pelo Decreto Lei Nº 8.420.

    Clique aqui, para ter acesso ao Programa de Integridade Trópico.

Dezembro/2018 – Rev. 04

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